quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Preto, pretinho, pretão, todos contextualizados

Contexto é tudo, é o que define seu universo, suas crenças, seu norte, sua referência e até sua formação.
Todos sabem que vim de um estado de pessoas morenas. Alguns amigos gostam de dizer que o ES serve apenas de ponte entre RJ e BA. Eu prefiro dizer que ele serviu pra trazer para a cultura Brasileira pessoas como eu. Não se pode deixar barato, senão o povo te tomba.
Quando se é do ES a gente tem certeza que é brasileiro: frutos do mar em abundância, praias maravilhosas, sotaque que dá pra definir uma mistura de pelo menos 3 estados e o principal, o bronze.
Quando se é espírito santense, a gente esquece que é negro. É o contexto, oras! Todo mundo é tão misturado que se esquece até disso, de que somos negros.
Situação engraçada relacionada a contexto: eu tinha acabado de chegar aqui em São Paulo, alguns meses, ainda conhecendo a cidade. Fui pra uma balada muito divertida com direito a forró, pagode, samba (por falar em se sentir brasileiro...). Entre conhecer, trocar nomes, beijos e amassos, ouvi algo inédito até então pra mim: "Nossa! Nunca havia ficado antes com alguém da sua cor!".
Contexto é tudo. Veja você, era necessário uma pessoa desconhecida me falar que sou negro?
Aí comecei a reparar, todas as fotos, encontros, baladas, trabalho, academia: "gente, eu sou sempre o mulato!".
A partir desta descoberta tudo ficou muito mais divertido. Claro, alguns diferenças de tratamento começam a parecer ter esta justificativa mas prefiro acreditar que isto não acontece comigo. Este contexto de hipocrisia não queria discutir aqui por que senão seria mais um post polémico, que mania!!!!
A foto de hoje é em homenagem às minhas amigas mulatonas/negras. Dá-lhe negritude.
E antes que alguém pergunte "preto, pretinho, pretão, preto, preto, pretinho, pretão" é um exercício de vocalize para trabalhar dicção - aulas de canto.
Pessoal, é uma delícia ser mulato, to adorando meu cabelo de negão, adoro quando perguntam sobre o tamanho do meu membro (Ah, claro! Depende do contexto) e adoro quando falam sobre minha força de urucum (assunto pra outro post).
Pergunta de hoje:
"- Você já se sentiu diferente ou especial por algum motivo?"

3 comentários:

Anônimo disse...

Nego
Sabe que tua cor é linda né...
E todos curtem... mas não tem como fugir das piadinhas.. Digo daqueles que fazemos com carinho sabe.. PQ as outras eu prefiro pensar que nem existem.
Sobre alguma situação.. já sim.. pela minha idade... Sabe..acham que sou muito novo pra algumas coisas, e as vezes sou obrigado a provar que sou muito melhor do que o proprio acusador.. fazer o que?

Anônimo disse...

Já me senti diferente ou especial por vários motivos, primeiro pq realmente sou diferente, meu jeito de pensar e agir me diferência das outras pessoas ... Na faculdade eu era chamado de o "MISTER NARIZ EM PÉ", so pq na saula de aula eu era o único que naum trabalhava, e era o caçula da turma ... ai era muito visado e ate discriminado, mas eu era muito esforçado e meus professores me elogiavam na frente da turma , ai nessas horas me sentia realmente especial ... era muito bommm, elogio faz bem a alma e o ego ...

Anônimo disse...

Arrazou....amo amo amo,preto,pretinho.pretão e o Má que é uma nova classificação da raça..rs"
Te amo e amo a Alice tb..rsrs eita tudo de boa,ou melhor,bom.rsrs