terça-feira, fevereiro 14, 2006

A Loba, o Papa e o Guarda-Roupa


Poisé... Até achei que não seria possível colocar a foto de TODOS os amigos (exceto aqueles que eu não tenho foto no meu HD) num mesmo mural, mas taí, sem reclamações.
Estava ansioso pra postar algo sobre São Valentino, aí acabei fuçando muito a internet pra não colocar informações erradas. Descobri muita coisa legal e algumas coisas chatas por trás do dia de São Valentino e do nosso dia dos namorados.
O dia 14 de fevereiro é o dia de São Valentino. Em alguns países, este dia é dedicado ao amor, fraternidade, então não se resume a namorados, é um dia para todo tipo de amor: amizade, família, namoro e afins.
Por isto o mural não tem ninguém que eu namore ou alguém da família, ali em cima estão meus amigos queridos... E como são muitos, haja busca de fotos digitais. Eis minha paixão e minha homenagem para o dia de São Valentino.
Dia 14 de fevereiro, antes de dia de São Valentino, era o dia de uma tradição pagã que celebrava e meio que organizava um acasalamento da antiga Roma. Era um misto de celebração a Fauno, sob a benção dos gêmeos Rômulo e Remo - alguém se lembra disso?? Acabei de me lembrar da Dona Elza, professora de História do Aristides Freire.
A severa Roma cristã logo deu um jeito de fazer tudo virar pecado... Ai, e eu tava jurando que este post de hj não teria nenhum comentário polêmico!!! Então, o papa Gelasius (reparou que sempre tem um Papa?)estipulou o dia 14 de fevereiro como dia de São Valentino (morto por casar secretamente casais apaixonados)aproximadamente 500 d.C. justamente para esta celebração de acasalamento se tornar herege.
Durante o Século 17 os ingleses adotaram esta data para trocar cartas e presentes. No Século 18 o povo do Tio San, aquele povo que adora copiar idéias legais, deu um jeito de adotar esta celebração (fonte History Chanel).
Aqui no Brasil, nada de santo, nada de romantismo, nada de celebração, nada de Fauno, nada de gêmeos, nada de loba, nada de Papa, nada de guarda-roupas (???). Dia 12 de Junho, o nosso dia dos namorados, foi inventado por motivos comerciais messsssmo em 1949, com o slogan "nem só de beijos vive o amor" para incentivar a compra de presentes no mes de junho, que até então não tinha movimentação no comércio.
Marcelo também é cultura.
Rômulo e Remo estão se engasgando com a teta da loba neste momento.
Enquanto o nosso Dia dos Namorados não chega, você já pensou o que você compraria pra mim?

6 comentários:

Anônimo disse...

... Adorei a aula de história ... realmente Marcelo éh cultura ... Enquanto o Dia dos Namorados não chega, eu tenho mais um tempinho pra pensar no que te dar, pois ainda naum sei no que vou comprar pra vc ... talvez te daria o mundo , mas vc ja o tem e ele jáh eh todo seu, e ainda por cima repleto de amigos que como eu te ama e te admira muito ... poderia te dar a lua, mas naum seria legal, ela viria com o dragão ..rsrsr, naum quero te dar trabalho ... talvez o meu coração, mas como vc ja sabe ele jáh éh seu ... realmente te presentear éh muito dificil ... mas pensei e pensei e jáh sei de um presente que nunca éh demais e naum enjoa ... amor e paz ... muito amor e muita paz pra vc e seus amigos ...
Marcelo naum fiquei com ciumes pq minha fotu naum se encontra no seu mural de amigos ... pois sei que habito dentro do seu coração e vc pode ter certeza que tem um lugar privilegiado e muito especial dentro do meu tbm ... abração brother e que Deus continue te iluminando para que vc possa continuar enchendo nossas vidas de LUZ, ALEGRIAS e MUITO AMOR ... vc sabe que nunca me canso de te dizer que vc eh muito especial .....

Anônimo disse...

Gatooo!!
Você é "Simplesmente" tudo na minha vida...Cheguei na turma quietinho e hoje ja não me vejo sem vc e nossa turminha...

Amu vc

Anônimo disse...

E nós podemos falar aqui? Melhor não.. huahauhauhuahuahu
È.. li tb que São Valentino foi contra uma lei de Claudius dizendo que soldados solteiros eram melhores soldados, e por isso foi preso. Durante a prisão, enviava cartas de amor para sua mulher, que tanto amava.. hehehheh
Ai.. vc é tã especial amigo. Já soltei ela no meu extinto blog, lembra disso?
bjo

Anônimo disse...

Adorei as fotos, beijos meu amor, vc é um grande amigo, nunca vou esquecer o que fez e o que faz por mim, espero um dia poder fazer o mesmo.

Thiago Lasco disse...

Faaaala meu rei ! Legal que vc tb abriu um blog ! Desculpe a demora em responder ao seu comment. Como vc pode ver, eu não blogo muito, pra mim me custa muito blogar nem que seja uma vez por mês. E respondendo à sua pergunta, acho que o lance pra vc deixar com a sua cara é, num primeiro momento, ir colocando as fotos como vc está fazendo; depois, acrescentar links de outros que vc curta; e, qdo o blog já estiver bem maduro, pedir para algum amigo nerd seu fazer um template totalmente novo - pq esses templates-modelo do blog podem até ser fofos, mas não deixam nunca o blog com a sua cara !

beijão !

Anônimo disse...

aff...o texto arraza,mas eu posso saber o pq não estou nessa montagem??Nem mesmo um Jan escrito...Ciúmes,rs..mas sei que estou muito bem gravadinha aí..no seu coração.Tô errada?