quinta-feira, junho 18, 2009

Cabelo!


Funciona assim: você senta e vai falando o que aparece na sua cabeça, sem ter uma linha de raciocínio necessariamente lógico e sem medo das besteiras que vai falar.
É muito divertido e é um exercício ótimo de improvisação perante uma platéia.
É despretencioso mas quando bem desenvolvido fixa a atenção dos interlocutores... Sim, é um depoimento, etapa anterior até se chegar a um monólogo.
Vou fingir que estou fazendo este exercício sentado e olhando pra uma galera, só que em vez de falar, vou escrever. Okay?
Pois bem, pensei, pensei, pensei, pensei, mas não sabia exatamente o que falar esta semana. Como a idéia era usar o que já se aprendeu e tomar posse das críticas e, óbvio, utilizá-las no exercício, resolvi falar de algo que já foi discutido aqui e parece que teve uma boa aceitação, empatia: meu cabelo.
O lance não é bem o objeto, o cabelo, a discussão desta edição é: o que fazer com ele? Como usá-lo? Pra quê? Por quê?
O que difere o ser humano de outros animais é justamente isto, estamos sempre procurando um porquê: o porquê da nossa existência, o porquê de nossas aflições, o porquê de nossos sentimentos... eu quero saber de mim mesmo e por isto conto com sua ajuda, o porquê do meu cabelo.
Pra quê também ajuda! E muito.
Na discussão anterior surgiram idéias, digamos, diferentes de como usar (cenicamente) meu cabelo:
- Um personagem emo: depois de uma chapinha apenas na franja.
- Uma maria chiquinha para um clown.
- Pintas os cachos de fruta cor e poder encarnar uma Emília...
Para esta edição, afim de ter um "pré-conteúdo" desta pesquisa (se é que esta palavra realmente existe) resolvi colocar este status no meu MSN e saber dos meus contatos - maioria amigos ou pessoas que me querem bem: "O que fazer com meu cabelo?".
As respostas foram rápidas, vieram algumas bem interessantes em 15 ou 20 minutos.
Eu resolvi separá-las em normais, criativas e assustadoras... Não que as assustadoras não fossem criativas ou que algumas criativas não fossem assustadoras!
As normais são as que eu ouço muito de alguns cancerianos:
- Raspe.
- Livre-se disso.
- Sou seu amigo, mas depois que você começou a usar este cabelo, estou repensando...
Sim, esta última é ofensiva, mas não chega a ser assustadora ou criativa, então deixei ela no meio das normais.
Entre as assustadoras uma me chamou muita atenção:
- Ponha fogo nisto!
Precisa comentar?
Mas algumas foram menos agressivas:
- Descolora e use como moicano.
- Pinte de loiro e faça escova progressiva.
Uma me deixou na dúvida, por que não sei se é criativa ou assustadora:
- Faça uma escova inteligente.
Sei que o Google (o senhor é meu pastor e nada me faltará) me responderia o que é uma escova "inteligente", mas a primeira reação minha foi de me perguntar se uma escova pode ser inteligente ou burra.
A criativa que mais me chamou atenção foi:
- Monte um criadouro de piolhos raros!
Ótimo, aí poderiam me chamar de Marcelo Marley! :)
Mas a que eu mais gostei e vou até pegar o papel aqui do lado por que não quero esquecer as palavras, foi a que minha mãe enviou... TCHAM TCHAM TCHAM TCHAM:
- Você está lindo assim... :)
E você que lê este post, o que acha que devo fazer com meu cabelo?

Um comentário:

Unknown disse...

ahh acredito que seja tarde, o que deve fazer com seu cabelo? Mantenha! rss